Paulo Afonso é um município no estado da Bahia. Foi emancipada em 28 de Julho de 1958 do município de Glória. Sua área é de 1.574 km² e sua população é de 101.952 (2007). Sua densidade demográfica é de 64,77 h/km².
História
O município é conhecido por causa das belezas e encantos naturais que são proporcionados aos visitantes, as festas tradicionais como a Copa de Vela e sem contar com o pioneirismo da cidade em relação à geração de energia no nordeste. Tudo começou com Delmiro Gouveia, um cearense que fez fortuna no sertão alagoano, e que apenas com meios próprios construiu a primeira usina do nordeste: a Usina de Angiquinho, com maquinário trazido da Europa.
A usina tinha como propósito abastecer uma futura indústria têxtil que Delmiro planejava trazer para a Cidade de Pedra, e que hoje se chama Delmiro Gouveia em homenagem a ele. Angiquinho é hoje uma usina que encanta quem a visita, seja pela antiguidade do que ainda resta dela, seja pela beleza do local.
A usina é um exemplo de força e determinação do sertanejo que, apesar das dificuldades tecnológicas da época, mesmo assim construiram um casa de máquinas em pleno paredão rochoso do cânion do Rio São Francisco.
Postado por : Larissa Gabriely
Nenhum comentário:
Postar um comentário